+ Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1983) pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG (EAUFMG)
+ Cursou Belas Artes na Escola Guignard (UEMG).
+ Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2006) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP).
+ Participou de pesquisas do grupo Nomads da USP (2006).
+ Atuou como professora do Departamento de Projetos da EAUFMG (2007 e 2008).
I Sobre mim
Em arquitetura cada projeto é único. Desafio constantemente renovado de criar espaços a partir da interação de relações dinâmicas e complexas, reconhecendo o usuário do ambiente construído como personagem principal. Projetar é também desvendar essa energia que move o ser humano no caminho de construir e renovar, utilizando a técnica a serviço da realização e buscando sempre o uso racional de recursos, pensando nos efeitos das ações de projeto sobre a natureza. A formação de cada profissional é também única. Aprender a fazer arquitetura pode ter começado com a necessidade vital de desenhar e de criar, e de entender como as coisas são feitas e como funcionam. O curso de arquitetura e urbanismo na EAUFMG, concluído em 1983, foi sem dúvida a consolidação do gosto pela profissão, e o início de um novo tipo de aprendizado e de importantes trocas de experiências. O curso livre de Belas Artes na Escola Guignard, embora por apenas um ano, durante o curso de arquitetura, abriu novas formas de percepção do espaço, do objeto, das cores e das pessoas, elementos fundamentais da arquitetura. O longo tempo de prática profissional na área de projetos tornou muito mais proveitosa a realização do mestrado em arquitetura e urbanismo junto à EESC USP, concluído em 2006. O curso, as pesquisas desenvolvidas e o contato estreito com o grupo de pesquisas Nomads USP tiveram importância fundamental na continuidade da formação profissional, abrindo novas perspectivas, consolidando e renovando conceitos. A experiência como professora do Departamento de Projetos da EAUFMG, em 2007 e 2008, foi muito rica em trocas de experiências com os colegas professores e com os alunos, e uma oportunidade de colocar em prática novas idéias sobre o ensino de projeto. A prática profissional como arquiteta desde 1984 tem sido muito estimulante, enriquecida pelas parcerias com alguns profissionais, pelo aprendizado constante com cada projeto, cada cliente...